quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Livro: "Seus Pontos Fracos"

Oi!

Bom, vou falar hoje um pouco de um livro que estou lendo e que tem muito a ver com o momento da minha vida. Se chama "Seus Pontos Fracos", do autor Wayne Dyer.

O resumo do site da Saraiva é esse: "Para obter a paz e a felicidade é preciso autoconhecimento. O que é realmente necessário para alcançarmos a satisfação? Seus pontos fracos é um livro sobre como se livrar dos obstáculos — como a culpa, a dependência, o pessimismo e a necessidade de aprovação alheia — que impedem nosso desenvolvimento pleno. Wayne W. Dyer é doutor em psicologia e autor de livros como Não se deixe manipular pelos outros, O céu é o limite e Crer para ver."

É um livro de 1976 e estou chocada com o quanto ele é atual! Fala de todas as coisas que eu precisava ouvir agora (na verdade, precisava ter ouvido alguns anos atrás), como amar a si mesmo e pensar em si em primeiro lugar (apesar de sermos educados desde criança a não sermos egoístas, isso não funciona no mundo adulto); se valorizar e não depender da aprovação dos outros; e se livrar da culpa e perdoar a si mesmo pelos erros do passado, entre outras coisas. Essas questões são todas bem difíceis pra mim, por isso o livro está sendo importante. Entretanto, eu tenho algumas críticas.



O livro insiste para que você seja sincero e honesto. Eu sou totalmente a favor disso, mas acho que não funciona com a maioria das pessoas. São poucas com as quais você pode ser assim. Na vida adulta, você tem que entrar no jogo das falsidades e superficialidades de todo mundo, infelizmente. O que acho importante é você se manter honesto pra si mesmo, mesmo que finja concordar de vez em quando. Vai te manter protegido não falar tudo que pensa pra todo mundo. Também é importante se manter firme nas suas crenças, no que você acredita ser melhor pra você, independente do que os outros digam. Ninguém pode saber o que é melhor pra você do que você mesmo. Meu conselho é fingir que concorda com a sugestão dos outros, mas fazer o que você quiser fazer. E se der errado, aprender com isso, mas saber que você foi fiel a você mesmo. 






Tirinha de Rubyetc. "It is exhausting seeing people and I love them but I cannot wait for them to leave so I can be myself again and eat crackers alone in the dark."


Eu comprei o livro pela Estante Virtual e paguei menos de R$15,00. Na saraiva o novo tá R$ 35,00. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário